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Google AdWords: você, no topo dos resultados!

October 27, 2017

 

 

Nas últimas semanas, focamos nossos esforços em elucidar o quanto uma estratégia de marketing, quando aliada às ferramentas corretas, pode ser essencial para destacar seu negócio da concorrência – principalmente se você batalha em um mercado saturado.

 

Já pincelamos, por exemplo, como uma persona pode te ajudar a entender melhor seu cliente e seu desejo de consumo, assim como já te deixamos por dentro de técnicas que, com certeza, melhoraram significativamente a performance de seus anúncios no Facebook.

 

Desta vez, entretanto, dedicamos nosso espaço a um mecanismo de buscas que, só no Brasil, ocupa 96% do marketshare das pesquisas realizadas na internet. Esse extraordinário mecanismo – daqui para frente seu melhor amigo, pode se provar como um instrumento decisivo para a maximização de suas vendas.

 

Palpites?

 

Se você pensou no Google, acertou! Desta vez, discutiremos mais um pouco sobre essa incrível plataforma.

 

Mas, calma aí! Nosso objetivo aqui não é debater o quanto essa empresa revoluciona o ramo da tecnologia dia após dia, e nem como ela requisita que seu site siga determinados padrões para que se torne relevante em suas páginas de resultados.

 

Ao invés disso, vamos te mostrar como encabeçar a lista de resultados automaticamente, através de um utensílio conhecido como Google AdWords.

 

O AdWords não é nada mais do que uma ferramenta de anúncios desenvolvida pelo Google para que empresas possam promover suas páginas de produtos e serviços de maneira direcionada, segmentada e mensurável. Isso tudo, é claro, com preços muito acessíveis.

 

Diferentemente do Facebook, entretanto, o Google consegue entregar seus anúncios para os consumidores quando estes já estão em um estágio mais avançado da compra.

 

Para você, isso significa que, em todo este processo, você não precisa criar desejo de compra algum, pois a pessoa que está utilizando a ferramenta, na grande maioria dos casos, já sabe o que quer. Você só precisa convencê-la que sua marca é a melhor opção.

 

Pense comigo... Por acaso, existe qualquer forma melhor de provar que você é uma fantástica opção do que aparecendo no topo dos resultados da ferramenta de busca mais confiável do mundo?!

 

Provavelmente não.

 

Resumindo: Sundar Pichai (o atual CEO da Google Inc.), possibilita, através dessa forma, que você invista seu dinheiro de forma inteligente, aumentando sua visibilidadee, consequentemente, sua credibilidade - no mecanismo de pesquisas.

 

Dê uma olhada na imagem a seguir:

 

 

Este é o resultado de uma simples campanha no Google AdWords. Você, literalmente, na frente da concorrência.

 

E não é só isso!

 

Você pode optar por ter seu anúncio exibido em qualquer plataforma do Google. Youtube, Blogspot, Uol, Terra... É sua escolha!

Além disso, como qualquer ferramenta de anúncios que se preze, você pode customizar totalmente a forma com que segmenta e atinge sua audiência.

 

Essas são algumas das ferramentas de segmentação mais utilizadas do mecanismo:

 

PALAVRAS-CHAVE: Você tem a opção de limitar seu anúncio para pessoas que procuram por determinadas palavras ou termos, como, por exemplo, “nova bicicleta”, ou “comprar carro”. Uma vez que estes dois termos de busca estão presentes em sua lista de keywords, você se tornará um dos principais resultados para pessoas que procuram por estas palavras.

 

PÚBLICO ALVO: Atingir 40000 pessoas e receber apenas 40 cliques? Sem essa! Através da criação de um público, você pode atingir apenas as pessoas que estão interessadas em sua marca ou serviço, até mesmo quando trafegam em outros websites, aplicativos e/ou vídeos (pertencentes aos domínios do Google, é claro).

 

TÓPICOS E CANAIS: Já sabe onde seu público está, mas não consegue atingi-lo efetivamente? Essa opção te possibilita a escolha de um tópico de interesse e/ou websites específicos para o refinamento de seu público! Desta forma, seu anúncio se fará presente apenas para quem realmente importa!

 

LOCAL DE EXIBIÇÃO DO ANÚNCIO: Tudo uma maravilha até agora, certo? Como se não bastasse, o Google ainda faz com que seja possível a segmentação de plataformas onde seu anúncio será exibido. Quer que ele apareça em mecanismos de pesquisa e sites pessoais, mas abstenha sua presença em sites mais comerciais e amplos? A escolha é sua! Faça do seu jeito!

 

IDADE, LOCAL E IDIOMA: Simples e rápido. Você também pode peneirar o público atingido por seu anúncio através dessas usuais métricas de idade, localização geográfica e idioma.

 

PROGRAMAÇÃO DE FREQUÊNCIA: “Pera aí... Não quero que meu anúncio seja veiculado em horários comerciais, porque meu público nunca está presente durante esses períodos...” Não é um problema! O AdWords permite que você determine os horários, dias da semana e até mesmo a frequência com que seu anúncio será veiculado.

 

SEGMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS: Essa parte, igualmente importante, faz com que você possa escolher entre determinados dispositivos (smartphone, tablet, desktop, google cast, etc...) em que seu anúncio melhor se encaixa.

 

Fora a flexível construção de direcionamento de público da ferramenta, você também pode facilmente controlar seus investimentos. Algumas das opções administram os gastos diários, semanais ou mensais do anúncio, enquanto outras oferecem pagamento por clique, à cada 1000 impressões (CPM), ou somente quando o anúncio gerar uma conversão em seu site. Você deve, é claro, escolher aquele que melhor se alinha com sua já existente tática de marketing.

 

Depois que sua segmentação for realizada e seu investimento calculado, o Google então procederá à avaliar a qualidade de seu anúncio e a relação que este estabelece com sua página de destino.

 

Se você compete em um mercado muito disputado, é provável que seus concorrentes já estejam à par das vantagens de anunciar em plataformas digitais, como o Google, e apareçam em posições superiores.

 

Quando nos colocamos em um cenário em que mais de uma empresa veicula seus anúncios através das mesmas palavras-chave e segmentações, o responsável pela colocação dos resultados será o algoritmo que avalia a qualidade do ad e o tamanho do investimento.

 

Para obter uma melhor colocação (orgânica e paga), você deve seguir algumas simples regras estabelecidas pelo mecanismo de busca!

 

Por fim, fica claro porque o AdWords é uma completíssima ferramenta de marketing. E ainda, como se não bastasse, quando aliada à outras igualmente úteis plataformas (como o Google Meu Negócio, Google Trends Google Analytics), você poderá alcançar resultados ainda mais impressionantes!

 

Agora é sua vez!

 

Queremos ver suas campanhas decolando!

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