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A importância do Google para suas estratégias de marketing digital

September 26, 2017

 

Estamos em uma nova era. A era da informação e da tecnologia.

 

E tudo mudou. O comportamento do consumidor já não é mais o mesmo.

 

Alguns anos atrás, por exemplo, se tivesse em mente a compra de uma nova televisão, certamente pegaria um guia e procuraria por algo na sessão de eletrodomésticos, ou simplesmente buscaria por algum anúncio no jornal.

 

Hoje em dia, entretanto, meu primeiro (e previsível) movimento seria fazer uma pesquisa no Google – ou até mesmo nas Redes Sociais de uma empresa que já me é familiar.

 

Essa pesquisa pode variar. Pode servir como uma estimativa de preços, ou, quem sabe, para a escolha de um modelo que me agrade e me leve até o momento em que faço a compra. Vale lembrar que compras online são extremamente viáveis e práticas, e, às vezes, têm um preço muito mais em conta.

 

Os hábitos de compra do consumidor também mudaram, e a grande maioria não gosta de consumir anúncios enquanto navega na internet. Por isso, o marketing também mudou.

 

No marketing tradicional, as principais maneiras e práticas para encontrar novos clientes eram extremamente invasivas. Além da reprovação do cliente perante os métodos utilizados, a empresa não tinha nenhum método realmente efetivo para a mensuração de resultados.

 

Sabendo que cerca de 70% das pessoas já têm em mente o que querem comprar e, somente então, começam a procurar as melhores opções para investir seu dinheiro, o Google se torna uma grande ferramenta de marketing digital. Quando alguém fizer alguma pesquisa à procura de determinado serviço ou produto, você pode ser a melhor opção desse comprador.

 

 

 

 

A simples habilidade de digitar apenas uma palavra-chave no Google mudou a vida das pessoas.

 

E também mudou como fazem tudo. Desde seu trabalho até diversão e aspectos particulares das suas vidas, a humanidade vem se conectando mais e mais, à procura de todos os tipos de informação.

 

O que queremos? Quando queremos? Quais as melhores opções? Seja um produto, viagem, atividade em família, ou simplesmente uma informação, sempre pesquisamos antes de tomar qualquer atitude.

 

 

Saia na frente dos seus concorrentes!

 

A empresa que atrai seus consumidores de forma eficaz dispara na frente de seus concorrentes. Para isso, você só precisa estruturar bem o seu site.

 

E é mais fácil do que parece.

 

O Google preza pela relevância da pesquisa. Se um usuário busca, por exemplo, por “Colchões Confortáveis”, o mecanismo de busca utiliza de milhares de “bots” que fazem uma pequena análise em milésimos de segundos em todos os sites que correspondam, mesmo que ligeiramente, a essa pesquisa. Ele utiliza palavras-chave para suas pesquisas, e esses “bots” desempenham somente esta função: buscam por palavras-chaves em milhares de sites, e, assim, classificam as páginas encontradas de acordo com a sua relevância.

 

São eles que determinam se o site da sua empresa ficará na primeira página de pesquisa - e em seu topo, e o tornam, deste modo, o primeiro a ser visto.

 

A maioria das pessoas que fazem pesquisa no Google clica apenas nos 3 primeiros links da primeira página de resultados. E você não vai querer ficar abaixo da sua concorrência, certo?

 

 

E agora? Como faço para ficar na primeira página?

 

Para você ter uma colocação melhor, aconselhamos uma consulta a um analista de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para Mecanismo de Busca), que irá melhor adaptar o seu site de acordo com os padrões do Google, melhorando o seu desempenho e fazendo sua posição na página de pesquisa do Google disparar, gerando maior tráfego e mais oportunidades de negócio.

 

Cerca de 200 fatores compõem o algoritmo do Google que influencia no posicionamento de seu site, logo, a otimização de todos é praticamente impossível.

Seu analista de SEO (de acordo com a sua experiência) deve focar nos pontos mais essenciais para gerar mais tráfego para o seu site.

 

Você também deve prestar muita atenção no Termos de Serviço do Google. Caso seu site não esteja de acordo, eles podem fazer o seu site despencar.

 

 

Sou uma empresa nova e meus concorrentes são bem fortes...

 

Como disse antes, o Google é baseado em palavras-chave. Se você já otimizou o seu site, então chegou a hora de entrar na batalha real:

 

Antes de mais nada: avalie os seus concorrentes.

Faça uma pesquisa. Veja o que eles fazem certo e errado.

 

Feito isso, faça uma pesquisa de palavras chave. Foque em sua relevância e seu volume de pesquisa. Use o Planejador de Palavras-Chave do Google se você já investe no Google Adwords (tópico abaixo).

 

Se a sua concorrência é muito forte em palavras chaves como “colchões” e “colchões confortáveis”, utilize palavras de cauda-longa e de acordo com o seu nicho. Por exemplo: “colchões confortáveis para pessoas com problema de coluna”.


Elas são extremamente específicas, mas podem te trazer bons frutos.

 

Lembre-se de ser relevante na hora de escolher as palavras-chave de acordo com a página de destino, caso sua página de destino não tenha nada a ver com a pesquisa, o Google vai te pôr em posições baixíssimas (quase nulas).

 

 

Invista!

 

O Google Adwords, é uma excelente ferramenta de publicidade.

 

Nela, você consegue definir a sua meta de campanha e gerar ótimos resultados. Se você tiver um bom SEO, focar na otimização do seu website e respeitar os Termos do Google, você terá um Índice de qualidade alto.

 

O índice de qualidade, além deixar seu site mais visado quando alguém procurar as palavras-chave que você definiu, normalmente no topo da primeira página dos resultados de pesquisa, faz com que a sua campanha tenha valores mais baixos de custo por clique.

 

Ele é altamente flexível! Você consegue mensurar seus resultados, suas palavras-chave, e todas outras estatísticas que desejar. Essa ferramenta é de vital ajuda para apontar o que você faz de certo em sua campanha, e também aquilo que ainda precisa corrigir.

 

Esse utensílio também é PPC (Pay-Per-Click), ou seja, se você tem como meta gerar tráfego ao seu site, você só irá pagar o Google quando algum usuário realmente clicar no seu anúncio.

 

 

Dicas para o sucesso:

 

1) Defina um objetivo: seu objetivo será seu norte. Ele lhe ajudará a perceber seus acertos e também apontará seus erros, mas, lembre-se: trace objetivos reais e mensuráveis, que você realmente irá conseguir alcançar.

 

2) Faça uma pesquisa de palavras-chave: simplesmente colocar qualquer palavra-chave que você considera importante, sem cuidado algum, pode lhe trazer alguns prejuízos. Utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google.

 

3) Seja relevante: o Google zela pela relevância! Se você optar por palavras-chave que não são compatíveis com seu site, ele irá fazer você despencar na pesquisa. Ou seja, não direcione o seu tráfego para páginas que não são relevantes à pesquisa do usuário.

 

4) Não se iluda: Parece muito fácil neglicenciá-los, mas os serviços de SEO são essenciais para obter resultados sólidos para seu negócio.

 

5) Estude sua campanha: avalie e mensure os resultados, veja onde errou ou onde precisa melhorar para melhorar ainda mais a sua meta previamente traçada. Pense estrategicamente, com visão de futuro!

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