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Porque minha empresa precisa estar nas redes sociais?

September 21, 2017

 

 

O guia para você começar a ter sucesso nas redes sociais.

 

Vamos começar com ele, o Facebook, a maior rede social do mundo com cerca de 2 bilhões de usuários mensais no mundo todo, e têm 1,28 bilhões de usuários diários. Então sim, o seu público com certeza está no Facebook.

E em conjunto com o Instagram, que é a rede social que mais cresceu em 2017, você pode ter muito sucesso com a estratégia certa.

 

Ainda precisa de motivos? As Redes Sociais são excelentes ferramentas e você pode conquistar praticamente todos os objetivos que deseja através dela, por exemplo:

 

1) Você pode conseguir novas oportunidades de negócio! E através das redes sociais você pode atrair novos clientes, fechar negócios e continuar engajando com eles. Lembre-se, não é porque aquela pessoa já se tornou um cliente que você deve deixar ele de lado.

 

2) Controle os diálogos sobre a sua marca, converse com o seu público. Seu serviço ou produto tem problemas? Receba feedbacks e estude formas de melhorar ou apenas de aperfeiçoar. Você está no controle!

 

3) Interaja com a sua audiência. O mercado é bastante competitivo, produza conteúdo que gere engajamento. A base do Marketing Digital é você nutrir o seu relacionamento com a do consumidor. Essa é a melhor forma para gerar resultados.

 

4) Você pode crescer os seus outros canais, por exemplo, levando tráfego das redes sociais ao seu site e fazer com que o público interaja e conheça mais sobre a sua empresa.

 

5) As redes sociais são o SAC 2.0 (Serviço de Atendimento ao Cliente), seu público sempre vai te procurar nas redes sociais. Ouça o seu público, entenda o que fala sobre você e responda de maneira ágil e eficaz.

 

Conheça também os 5 principais erros que as empresas cometem no gerenciamento de mídias sociais.

 

 

Otimizando o perfil da sua empresa:

 

A página da sua empresa precisa estar preparada para receber o seu público e proporcionar uma experiência real e satisfatória, então para isso: nunca utilize o perfil pessoal, crie uma fanpage.

 

1) Use imagens de alta qualidade e sempre no tamanho correto;

 

2) Complete todas as informações necessárias de descrição da sua empresa;

 

3) Adicione links importantes;

 

4) Tenha uma identidade visual e linguagem amigáveis.

 

5) Seja mobile-frindly; a maioria dos usuários utilizam o aplicativo no celular. Otimize essa experiência.

 

6) Escolha ao menos 5 tópicos que sua empresa deseja abordar nas redes sociais.

 

 

Obstáculos: entenda-os para passar por cima deles.

 

Cerca de 91,7% das empresas brasileiras estão no Facebook e 47,9% estão no Instagram, perdendo apenas para o Facebook. Você terá que enfrentar um grande obstáculo aqui: A concorrência e a briga por atenção. 

Por exemplo, ao contrário do que acontecia antigamente, que a briga era por espaço nos intervalos da televisão, espaço no jornal, revista, outdoors e entre outros, agora a briga é por atenção para que o usuário seja atingido pelo teu conteúdo e para que ele interaja com você. 

 

Existem milhares de página no Facebook, e a cada dia são criadas diversas páginas novas, todas elas criando conteúdo e brigando com a concorrência por atenção, se o Facebook mostrasse todo o conteúdo que todas as suas páginas produzem, você não iria ver nada sobre a sua família e amigos, correto?

 

Por isso ele criou um algoritmo chamado EdgeRank, que diminui o alcance orgânico (número de pessoas que veem seu conteúdo sem precisar pagar) para uma taxa de menos de 5% das pessoas que curtem a sua página.

 

Agora que você tem conhecimento disso consegue entender o porque da alta concorrência e da briga por atenção? Para obter sucesso nas redes sociais você precisa definir estratégias e ter algumas boas práticas:

 

1) Faça com que as pessoas interajam com a sua página. Se o usuário interage com a página seus posts irão aparecer no alcace orgânico. Encoraje o engajamento com a sua audiência;

 

2) Tenha frequência de postagem com conteúdos de valor; com relevância para o usuário;

 

3) Estude o comportamento da sua persona;

 

4) Você também pode investir na compra de anúncios do facebook para maximizar os resultados gerados pelos seus posts. mas cuidado! Campanhas com erros de planejamento e execução podem acabar trazendo prejuízo para seu negócio! Pense antes de por em prática.

 

 

Defina sua persona:

 

Uma persona é um personagem fictício desenvolvido através de dados reais que no qual, representa o seu cliente ideal.

Não confunda persona com público-alvo. Uma persona é muito mais específica.

 

E é essencial para o sucesso de uma empresa conhecer a sua persona: você não perde tempo atingindo pessoas que não interessam para o seu negócio, faz conteúdos melhores e escolhe os canais mais eficientes.

 

  

 

 

Definindo uma estratégia:

 

Todo sucesso é baseado em uma boa estratégia. Sem uma, você vai estar atirando no escuro, esgotando seus recursos e tempo. Estratégias levam tempo, não espere obter resultados de imediato!

 

1) Foque e estabeça em metas e objetivos! A melhor forma de obter sucesso é dar um passo de cada vez, querer fazer tudo ao mesmo tempo não da certo.

Utilize o metódo SMART, essa sigla vai te guiar na hora de definir suas metas:

 

S (Specific): Seja específico no que deseja conquistar. Ex.: a) quero atrair clientes para o meu site. b) quero reconhecimento da minha marca.

 

M (Mensurable): Medir suas metas é essencial para a sua estratégia, é através dela que você vê o que está fazendo de certo e de errado e saber o que deve melhorar. Ex.: se quero tráfego para o meu site, devo medir o tráfego orgânico.

 

A (Attainable): Defina metas que você consegue atingir. Algo que não seja impossível e que você tenha recursos. 

 

R (Realistic): Bastante parecido com o de "Atingível". Imponha metas realistas e que você consiga atingir.

 

T (Time-bound): São prazos que você deve definir para cumprir a sua meta, defina como achar necessário: mensalmente, quinzenalmente e entre outros.

 

2) Construa uma narrativa: sua linguagem, história da empresa, como você responde o público e quais assuntos você vai abordar e engajar. Se inspire. Ex.: a) a Coca-Cola tem uma pegada mais divertida. b) a Natura fala bastante sobre ecologia.

 

3) Analise e entenda a sua concorrência: eles estão competindo com você pelo mercado. Entenda o que eles fazem de errado, o que oferecem de diferente e o que você não possui. 

 

4) Defina seus KPI's. KPIs são indicadores chaves de performance, como disse acima: o sucesso está ligado a estratégia. E apenas com esses indicadores chaves você consegue mensurar o que faz de certo ou errado.

 

5) Entenda o seu público. Se a sua persona não está no facebook, porque você está lá? Você precisa estar na rede social que o seu público está!

 

6) O que você oferece? Qual a sua especialidade? 

 

7) Qual a sua linguagem? Vai ser formal? Informal? Amigável? 

 

8) Defina um calendário de postagem, tenha frequência! Faça testes de frequência de postagens que se encaixem melhor ao seu público. Nunca deixe sua página do Facebook abandonada, sem postagens ou com conteúdos fracos. Os visitantes irão visitar a sua página e achar que a empresa morreu ou com conteúdos fracos, que a empresa tem descaso com o seu público.


 

Formatos:

 

No Facebook: Linguagem formal ou informal, depende do seu público e de como você quer mostrar sua marca ao público. Você pode mostrar quem trabalha na sua empresa, do que ela gosta de fazer e o que é pra ela trabalhar na empresa.

 

Permite todos os tipos de formatos para você postar o seu conteúdo, mas aposte mais em links, imagens, vídeos e gifs. Lembre-se, sempre encoraje a interação com o seu público.

 

Abuse dos vídeos, o Facebook prioriza vídeos postados dentro do Facebook.

 

Pense rápido, faça publicações sobre temas do momento. Não adianta postar 2 dias depois.

 

 

No Instagram: Use fotos de qualidade, o Instagram permite vídeos de até 60 segundos.

Use e abuse de #HASHTAGS.

 

Coloque localização nos seus posts - isso permite que crie engajamento com pessoas naquele local.

 

Seja informal. O Instagram é totalmente informal principalmente para fazer postagens que você não faria dentro do Facebook. 

O Instagram É O REI do engajamento.

 

Faça posts do seu dia-a-dia no Instagram Stories, isso aproxima o público da sua marca.

 

É ótimo para fazer Branding (manter a identidade, personalidade e valores) da sua marca, divulgar conceitos e qualidade dos serviços prestados.

 

 

Boas práticas de atendimento:

 

Como já havia dito: as redes sociais são o SAC 2.0. Se um usuário fala com você, RESPONDA! Ninguém gosta de ser ignorado, ele gastou o seu tempo tentando interagir com a marca. 

 

1) Sempre seja ágil;

 

2) Tenha empatia; entenda o lado do usuário, seja na sugestão ou crítica;

 

3) Mova para um canal privado, para conversar com ele melhor e também para proteger o cliente, caso tenha que fornecer dados.

 

Tente em no máximo 12 horas responder ele e em 24 horas resolver o seu problema.

 

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