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Os 5 principais erros de empresas no gerenciamento de suas redes sociais

September 21, 2017

 

Não é tão fácil quanto parece.

 

Como ferramentas em ascensão, as redes sociais não demoraram muito para tornaram-se o ápice da propaganda popular. Já não é mais necessário o obrigatório desembolso de certa quantia de dinheiro por um pequeno e nada chamativo anuncio no jornal, ou o pagamento de um valor mirabolante por alguns rápidos segundos de comercial televisivo.

 

Numa forma quase democrática, plataformas como Facebook, Instagram e Youtube conseguiram dar voz a todos os negócios que desejam ser ouvidos, independentemente de seu tamanho ou recursos financeiros.

 

Todavia, como previamente esclarecido em porque a minha empresa precisa estar presente nas redes sociais, apenas através do bom e estratégico gerenciamento desses instrumentos é que se colhem resultados satisfatórios.

 

Esta lista engloba os cinco principais (e mais inconvenientes) erros cometidos por empresas quando embarcando nesta nova jornada. Evitá-los é mais simples do que você pensa!

 

 

1. PERFIL INCOMPLETO:

 

Já pensou se sua certidão de nascimento fosse preenchida pela metade? Esse erro, com certeza, lhe traria incontáveis obstáculos durante sua vida. Pois é. Essa premissa continua sendo igualmente válida para seus perfis em redes sociais. É muito difícil acompanhar uma página sobre a qual não se sabe nada!

 

Além de um campo de informações cuidadosamente preenchido, uma foto de perfil de fácil entendimento também é fundamental para a boa gestão da rede. O mesmo ainda vale para sua foto de capa: uma capa explicativa é uma capa que funciona bem!

 

 

2. MARCA SEM PERSONALIDADE:

 

Este é, possivelmente, o problema mais recorrente em meio a empresas recém-introduzidas à canais sociais.

 

É importante ter em mente que o Facebook, assim como o Instagram, é uma plataforma construída com base em laços de amizade e interesses comuns. Portanto, para uma comunicação sólida com seus seguidores, é indispensável a criação de um relacionamento com estes. Você deve falar como seu público.

 

Neste ponto, é necessária a consciência de que, por exemplo, uma marca de perfumes, como a Natura, não se dirige à seus clientes da mesma forma que uma marca de estilo de vida juvenil, como a Converse, o faria.

 

É tudo sobre estilo e posicionamento. Sua empresa deve incorporar valores identificáveis para com o público que busca atrair. Portanto, não se posicione em um polo distante das pessoas com quem sua marca busca um relacionamento. Em vez disso, dirija-se diretamente, aproxime-se. Entenda seu interlocutor e tudo aquilo que ele espera. Faça com que essa experiência seja importante para ambos os lados.

 

Nosso ebook, atenciosamente desenhado para facilitar a construção de uma persona, pode, também, servir como uma ferramenta útil para que você arquitete uma aproximação espontânea e eficiente de seu público. Clique aqui e faça o download gratuito.

 

 

 

3. FALTA DE PLANEJAMENTO:

 

Não basta saber apenas como fazer. Em inúmeras ocasiões, é igualmente necessário saber por que e quando tomar iniciativa. Quando tratamos da gestão de redes sociais, o planejamento é uma etapa fundamental, que, em hipótese alguma, pode ser deixada de lado.

 

Antes mesmo de criar um canal social, você deve ter uma estratégia em mente: Quais são as redes mais utilizadas por seu público? Qual será sua frequência de atualizações? Você utilizará de recursos como a incorporação de site e/ou blogs? Muitos vídeos na página? Ou, quem sabe, imagens? Seu público funciona melhor com uma comunicação incisiva, ou, quem sabe, algo mais indireto? E minha concorrência? Como estão fazendo isso?

 

É imprescindível pensar cautelosa e estrategicamente antes de colocar em prática.

 

 

4. FOCO EM QUANTIDADE:

 

“Minha página está indo tão bem! 1000 likes!

No entanto, ninguém curte meus posts. Consigo quatro ou cinco likes à cada atualização de conteúdo... Onde estão o resto das pessoas? Será que estou fazendo algo errado?”

 

Sim! Na maioria das vezes, o número de curtidas da página não é uma ferramenta confiável para medir o desempenho da criação de conteúdos para sua rede, pois, em média, apenas 2 a 5% de seus fãs irão manter um ciclo contínuo de interação com seus posts. Felizmente, o aumento desse percentual só cabe a você!

 

Não se importe tanto com quantidade. Foque em alimentar sua página com conteúdo de qualidade, sempre alinhado com a interação de seu público alvo. Compartilhe posts, responda aos comentários. A partir deste contato, sua página começará a atrair cada vez mais curtidas qualificadas. Isto é, pessoas que passaram por ali e realmente se interessaram pela experiência oferecida. Esse público tende a continuar a interagir com sua página, aumentando seu alcance e visibilidade!

 

 

5. ZONA DE CONFORTO:

 

São de comum associação os conceitos de trabalhar com sua marca online e “ganhar dinheiro fácil”. Entretanto, no decorrer desta lista, você provavelmente já percebeu que essa tarefa é um pouco mais difícil do que parece.

 

Gerar conteúdo para plataformas virtuais pode consumir muito mais tempo do que aqueles 10 minutinhos de conversa com o cliente dentro da loja. Você deve fugir de sua zona de conforto e dedicar-se a entender como seu público pensa e age. Vez ou outra, é preciso saber até o que seu público come no café da manhã, ou comenta com a tataravó durante o almoço.

 

Separe um tempo para planejar a estratégia por trás de sua campanha. Estabeleça objetivos. Estude outras empresas e suas técnicas de comunicação. Permaneça atento à tudo que seja interessante para seu público. Consulte profissionais especializados, se necessário.

 

Lembre-se: marketing social tem tudo a ver com sair de sua zona de conforto. Estude e dê um passo para o lado. Seu negócio pode parecer muito diferente aos olhos de outras pessoas.

 

 

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